Goiás conquistou o primeiro lugar em Potencial de Mercado em 2023, no Ranking de Competitividade dos Estados. A pesquisa, realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), avaliou vários indicadores. Como o tamanho e crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o potencial da força de trabalho nos próximos anos.
“Isso reflete não apenas a força da nossa economia. Mas também o compromisso da nossa gestão em promover políticas que impulsionem o crescimento econômico do Estado. Além de oferecer oportunidades de investimento para empresas se instalarem em Goiás”, disse o governador Ronaldo Caiado.
PIB
O PIB goiano tem crescido acima da média nacional. De acordo com o Índice de Atividade Econômica Regional (IBCR), divulgado pelo Banco Central (BC), o crescimento goiano na variação acumulada no ano de 2023 foi de 6,1%, o maior nível em 13 anos. A média nacional no mesmo período foi de 2,4%.
No levantamento do CLP, o estado de São Paulo ocupou a segunda posição no ranking, seguido por Roraima. A avaliação levou em conta o tamanho da economia de cada estado, oportunidades de investimento e as iniciativas das unidades federativas que geram ciclo de competitividade e desenvolvimento econômico.
Na edição de 2023 do Ranking de Competitividade dos Estados foram analisados ainda novos indicadores relacionados ao mercado de crédito. Como comprometimento de renda, qualidade de crédito para pessoa física, volume de crédito e inadimplência.
Ranking
O Ranking de Competitividade fornece uma perspectiva abrangente da administração pública estadual a partir da análise do conjunto de 10 pilares: capital humano, educação, eficiência da máquina pública, infraestrutura, inovação, segurança pública, solidez fiscal, sustentabilidade ambiental, sustentabilidade social e potencial de mercado.
Leia também: Cresce a renda dos brasileiros (e dos goianos)