O prefeito Roberto Naves (PP), de Anápolis, afirmou hoje (23/09) que o seu sentimento é de que a “guerra contra a Covid-19” está “perto do fim”. O prefeito anunciou ainda que deve publicar nos próximos dias novo decreto municipal mais flexível ainda, permitindo o retorno de várias atividades até agora suspensas ou com restrições, inclusive a realização de eventos de maior porte. “O covid não acabou e temos a necessidade de tomar todos os cuidados, assim como de tocar a nossa vida, mesmo porque isso é o que temos de mais precioso”, disse Naves.
O prefeito de Anápolis também anunciou o retorno das cirurgias eletivas. Isto, porque a taxa de ocupação nos leitos de UTI por pacientes com Covid-19 nos hospitais da cidade está zerada. A taxa de óbitos pela doença em Anápolis, depois de ter atingido 352 mortes em março deste ano, desde então tem caído e neste mês acumula 19 óbitos.
“Fomos uma das únicas cidades de Goiás e do Brasil a não deixar faltar leitos”, declarou Roberto Naves. O prefeito afirmou que a sua gestão investiu R$ 150 milhões para ampliar a capacidade da rede hospitalar pública da cidade, sendo que deste montante apenas um terço foi repassado pelos governos federal e estadual. O governo federal informa, no seu portal da transparência (www.portaltransparencia.gov.br/coronavirus), ter repassado R$ 550 milhões desde o ano passado para Anápolis como auxílio emergencial de combate a Covid-19.