O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) lançou nesta segunda-feira (23/10) o Programa Centraliza, para a requalificação do Setor Central. Entre as ações de “início imediato”, estão a instalação de 80 novos abrigos em pontos de ônibus, inclusão do Mercado Central como ponto de atendimento do Refis, recapeamento asfáltico, troca de iluminação e retirada de fios irregulares.
“Reconhecemos uma urgente necessidade de retomada econômica da região, para que ela seja atrativa ao setor produtivo e também para estimular a moradia. Nosso desejo é tornar o Centro de Goiânia um espaço onde as pessoas possam morar, trabalhar, estudar e ter seu momento de lazer junto aos amigos”, disse o prefeito.
Outras ações previstas estão implantar um novo conceito de área azul, instalar câmeras de segurança, criar ciclofaixas, revitalizar sinalização turística, ativar o teleférico do Mutirama, revitalizar os prédios em Art Déco, requalificar os mercados municipais. Além de promover atividades esportivas, como corridas de rua e passeios ciclísticos, todos os domingos.
O Centraliza prevê ainda a revitalização de espaços com importância histórica, cultural e econômica para Goiânia e o Setor Central. Como o Bosque dos Buritis, Grande Hotel, Edifício Parthenon e mercados populares. O Jóquei Clube vai receber ações de requalificação, como espaço gastronômico e sede definitiva da Secretaria Municipal de Esportes.
Outro projeto é o Programa Adote uma Viela, para empresas e organizações interessadas em projetos técnicos, disponibilizados pela Prefeitura, para manutenção e revitalização de vielas.
Benefícios fiscais
O projeto inclui ainda benefícios fiscais para comerciantes que readequarem as fachadas e engenhos publicitários, como a isenção do IPTU, sendo 100% por 3 anos e 40% por mais 2 anos. Os imóveis comerciais que passarem por processos de retrofit, restauração que preserva a arquitetura original, receberão 100% de isenção do IPTU por 5 anos e 40% por mais 3 anos.
Já os imóveis comerciais das áreas de potencialidades econômicas receberão isenção total do ITBI nas transmissões registradas no cartório competente dentro de um prazo máximo de 5 anos.
Leia também: Só 16% dos 180 mil pontos de Goiânia já receberam LED