A Prefeitura de Goiânia pode adiar o envio da revisão do Plano Diretor para focar na aprovação do Código Tributário. A avaliação é de que dois projetos densos tramitando ao mesmo tempo pode gerar dificuldades para aprovação e o novo código é requer maior celeridade para aprovação, já que tem que passar até dia 30 de setembro para valer a partir do ano que vem.
Segundo a coluna Sagres em Off, da Sagres 730, vereadores da base querem acelerar a tramitação do novo Código Tributário, mas reclamam de uma demora da Procuradoria da Câmara ao analisar alguns projetos, o que pode gerar algumas dificuldades adicionais à própria complexidade da matéria. Outro problema é quede embora ainda conte com ampla maioria no Legislativo, o Paço Municipal não vive o melhor momento no relacionamento com os vereadores.
Dentre as polêmicas do novo Código Tributário, está a mudança no cálculo do IPTU, com o fim das zonas fiscais e adoção do valor venal do imóvel como base para o valor do tributo. O prefeito Rogério Cruz também deve assinar decreto que institui uma comissão para discutir a atualização da Planta de Valores Imobiliários da cidade, embora a perspectiva é de que os trabalhos não sejam finalizados a tempo para que a atualização passe a valer já no ano que vem.