O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou que no próximo dia 24, aniversário de Goiânia, vai lançar o Plano de Requalificação do Centro. Fruto de reuniões periódicas promovidas pela Prefeitura com representantes do Fórum das Entidades Empresariais do Estado de Goiás (FEE), visa atrair para a região novas empresas, revitalizar o comércio local e as atividades de lazer, cultura e esportivas.
O projeto também inclui melhoria da mobilidade, reforço na segurança e a preservação do acervo Art Déco, formado por prédios ao redor da Praça Cívica, um marco histórico da construção de Goiânia. O prefeito fez questão de destacar, como atrativo para a permanência e instalação de novas empresas, incentivos fiscais voltados para habitação e fomento à economia.
Dos incentivos fiscais para a Região Central, o prefeito destacou pontos como a isenção do IPTU por mais de 15 anos e mais isenção de ITBI para aquisição de imóveis para fins de estacionamento. Além de isenção de 100% do IPTU por três anos e 40% por mais dois anos para imóveis comerciais que readequarem fachadas e engenhos publicitários.
Os incentivos também alcançam a isenção de 100% do IPTU para imóveis que passarem por retrofit (reforma, renovação, reabilitação e restauração) e 40% por mais três anos. Além de 60% por dez anos para novos imóveis residenciais e ainda isenção total de ITBI e isenção de taxas. São intervenções que visam à repaginação de fachadas antigas de prédios. A revitalização do Bosque dos Buritis, também está incluída no projeto, além de tratativas sobre o Jóquei Clube e mercados municipais.
Cultura e segurança
Na parte cultural, por exemplo, o Beco da Codorna, um museu de arte a céu aberto, foi revitalizado em 2022, com nova iluminação, melhoria no asfalto e outros benefícios. No cenário de shows, o prefeito Rogério destacou as apresentações culturais de artistas locais, antes dos shows com artistas de renome nacional. O prefeito diz que as atividades culturais realizadas anualmente saltaram de uma média de 40 nas gestões passadas para 400 em sua administração.
Rogério Cruz também anunciou o “GCM Presente”, desenvolvido pela GCM, que visa combater a criminalidade e oferecer mais segurança à população nos espaços públicos.
Leia também: Goiânia voltar a viver crise na coleta do lixo