O Dia das Mães deve movimentar cerca de R$ 225 milhões na capital, segundo sondagem realizada pela CDL Goiânia. Para se ter uma ideia, a movimentação projetada pela entidade para a data em 2019, pré-pandemia, foi de R$ 165 milhões. Ao todo, 80% dos consumidores da capital pretendem ir às compras em 2023 no segundo melhor período do ano para o comércio.
Apesar do ainda elevado endividamento dos consumidores, 86% dos entrevistados pela CDL Goiânia que disseram já possuir alguma dívida em atraso afirmaram que vão investir na comemoração. Já os que não vão presentear (20%) apontaram a falta de condição financeira como principal impeditivo.
Sobre o valor do presente, 31% dos participantes informaram que pretendem investir entre R$ 80 e R$ 100. Seguidos por 19% que terão gastos acima de R$ 200 e 19% que comprarão algo em torno de R$ 50 e R$ 80. Na comparação do valor do presente do ano passado, quase metade dos consumidores (43%) informaram que investirão o mesmo valor neste ano. Por outro lado, 23% afirmaram que gastarão menos. Apenas 16% afirmaram que o valor gasto será maior.
As roupas aparecem como itens favoritos para 33% dos participantes. Já os perfumes e cosméticos correspondem a 25%, seguido por calçados (20%) e joias e acessórios com (11%). No geral, 69% dos respondentes informaram que pretendem realizar suas compras presencialmente. Desses, 39% disseram que irão no shopping e 35% vão nas lojas de rua. Mas, outros 31% pretendem comprar pela internet.
Parcelamento
Na hora de pagar, o parcelamento por meio do cartão de crédito aparece em primeiro lugar na preferência do consumidor (33%). Em segundo lugar, o pagamento com Pix, com 20%, ultrapassando o pagamento com o cartão de débito (17%).
Presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira observa que a segunda melhor data do ano para o comércio varejista deve ser vista pelo empresário como oportunidade de negócios que muito provavelmente ele só terá no Natal. “Nós recomendamos fortemente que o lojista se prepare, invista em publicidade e garanta uma experiência positiva ao seu cliente. Outras boas datas virão”, diz.
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