Estava praticamente tudo certo para o prefeito de Catalão, Adib Elias (Podemos), emplacar o novo presidente da Goinfra, a agência que toca as obras de infraestrutura do governo de Goiás. Seria para substituir o atual presidente, o advogado Pedro Sales, uma espécie de curinga do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), que deve sair pré-candidato a deputado federal nas eleições deste ano.
Entretanto, uma forte reação na base do governador na Assembleia mudou os planos do Palácio das Esmeraldas e Sales deve continuar na Goinfra até 2 de abril, último dia para desincompatibilizar do governo para ser candidato neste ano. Ele também acumula a presidência da Agehab, que toca os programas habitacionais do Estado.
O deputado Thiago Albernaz (Solidariedade) foi o primeiro a criticar a mudança ontem (3/3) no plenário da Assembleia Legislativa. Afirmou que em time que está ganhando não se recomenda fazer mudanças. É uma forma indireta para pedir que o governador não mude os comandos da Goinfra e Agehab.
Já o deputado Tião Caroço, que deixou o PSDB para filiar no União Brasil, foi mais direto ao assunto. “O governo cometeu um erro irreparável: tirar o Pedro Sales da Goinfra. Quero dizer, principalmente para os deputados que vão disputar voto pela base: 30% estão derrotados”, afirmou. O deputado Amauri Ribeiro (Patriota) insinuou que Caiado estaria promovendo as mudanças para atender o MDB comandado por Daniel Vilela.
Adib Elias já tinha até o nome para a presidência da Goinfra ou Agehab: seu secretário municipal de Infraestrutura, Luís Severo Braga. O problema, para a base governista na Assembleia, é que o prefeito de Catalão tem também um pré-candidato a deputado estadual: Leovil Júnior (União Brasil), atual secretário municipal de Habitação, filho do ex-prefeito de Catalão, Leovil Evangelista da Fonseca, sobrinho do ex-deputado federal Genervino da Fonseca e primo dos irmãos Sílvio e Ênio Paschoal, ex-prefeito e deputado estadual, respectivamente.
Os deputados da base governista veem nesta articulação de Adib Elias um forte concorrente para a eleição de outubro. Por ora, conseguiram breca-la no Palácio das Esmeraldas.