Vários políticos goianos, a começar pelo governador Ronaldo Caiado (UB), confirmaram presença para a manifestação de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Está marcada para a partir das 15 horas deste domingo (25/2), na Avenida Paulista, em São Paulo (SP). São senadores, deputados federais e estaduais, ex-deputados e pré-candidatos a prefeito nas eleições municipais deste ano.
Presidente do PL em Goiás, o senador Wilder Morais é um dos mais engajados na mobilização de políticos goianos para o ato bolsonarista. Inclusive, colocou seu avião à disposição para levar e trazer alguns deles. Já confirmaram que vão pegar carona no jatinho do senador o deputado federal Zacarias Calil (UB) e o ex-deputado federal Major Vitor Hugo (PL).
Também estarão no avião de Wilder Morais os ex-deputados estaduais Lissauer Vieira (PSD), pré-candidato a prefeito de Rio Verde, e Fred Rodrigues (DC). Pré-candidato a prefeito de Aparecida de Goiânia, o deputado federal Professor Alcides (PL) também vai em avião próprio, mas não divulgou se vai levar políticos de carona. A deputada federal Magda Mofatto (PL) é outra que viajará para São Paulo em aeronave particular.
O deputado federal Gustavo Gayer (PL), pré-candidato a prefeito de Goiânia, também confirmou presença no ato bolsonarista, mas viajará em voo comercial. Como também fará o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), e o deputado federal Márcio Correia (MDB), pré-candidato a prefeito de Anápolis.
Expectativa
O advogado e ex-secretário de Comunicação do ex-presidente Bolsonaro, Fabio Wajngarten disse que são esperadas mais de 700 mil pessoas neste domingo na Avenida Paulista. Aliados de Bolsonaro informaram que esperam entre 500 e 700 mil pessoas na manifestação.
Wajngarten afirmou também que, até o momento, está confirmada a presença de 100 deputados, 10 a 15 senadores e três governadores. Além de Ronaldo Caiado e Tarcísio de Freitas (Republicanos/SP), Jorginho Mello (PL/SC) também confirmou presença.
A expectativa dos organizadores é que de 10 a 15 políticos discursem no evento, que será aberto com uma oração da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, e não deverá ter mais de 1h30min de duração.
O ato vai contar com dois trios elétricos atravessados na Avenida Paulista formando um L. No veículo onde Jair Bolsonaro estará comporta até 70 pessoas e só entra quem estiver de pulseirinha VIP. Somente governadores, senadores e 30 deputados federais escolhidos terão acesso.
O restante dos deputados será encaminhado para o veículo ao lado, que tem capacidade para cerca de 100 pessoas.