A produção industrial goiana cresceu 10,2% em janeiro passado, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É a nona alta consecutiva, o que levou a um acumulado de 6,4% nos últimos 12 meses.
Em relação a dezembro de 2023, foi registrada queda de 3,3%, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13/3) pelo IBGE.
Mais uma vez, o crescimento foi puxado pela fabricação de produtos alimentícios. A produção do setor subiu 17,5% no mês. Assim, acumula alta de 9,2% em 12 meses.
Essa atividade foi também responsável por mais da metade da variação acumulada pela indústria em Goiás.
Por outro lado, a atividade de confecção de artigos do vestuário e acessórios registrou queda de 24,9% em janeiro, na comparação com o mesmo mês em 2023.
Já a fabricação de produtos farmoquímicos e farmacêutico caiu 16,4% no mês.
Brasil
A produção industrial do Brasil recuou 1,6% em janeiro em comparação ao mês anterior. Dos 15 estados pesquisados, 6 apresentaram recuo de produção no período.
Já no acumulado dos últimos 12 meses, o setor industrial avançou 0,4%, com saldo positivo em 10 dos 18 locais pesquisados.
Em janeiro, os piores resultados vieram do Espírito Santo (-6,3%) e do Pará (-4,9%). Do outro lado, a indústria do Amazonas avançou 16,7%, melhor resultado do mês.
Leia também: Cresce a renda dos brasileiros (e dos goianos)