Aumentar a idade máxima para quem tem interesse de fazer o concurso público para a Polícia Militar de Goiás. Esse é o objetivo do projeto apresentado pelo deputado estadual Lucas Calil (MDB), que tramita na Assembleia Legislativa. Se aprovado (e sancionado pelo governador), a idade máxima passaria dos atuais 30 para 35 anos.
“Goiás cresce de maneira ímpar frente aos outros Estados e, por conseguinte, é necessário o aumento do efetivo policial. Para garantir àqueles que possuem vontade de somar à segurança pública, faz-se necessário um reexame da idade máxima fixada por lei. Sendo assim, com o novo parâmetro ajustado para 35 anos, seria possível que mais homens e mulheres dotados de experiência possam ingressar e fazer a diferença em uma força policial respeitada e honrada em todo o Brasil”, justifica o parlamentar.
O governo estadual já publicou o edital do concurso público para ingresso na PM-GO, com 1.670 vagas no total e salários de R$ 6,3 mil a R$ 13,9 mil para cadete, 2º tenente e soldado.
O período de inscrições para o cargo de soldado vai até 30 de maio e as provas discursiva e objetiva ocorrem em 10 de julho. Para cadete e 2º tenente, os interessados devem se inscrever de 4 de maio a 6 de junho, com provas marcadas para 17 e 24 de julho.
A previsão do governo é de publicação do resultado final e nomeação até março de 2023.
Nos editais publicanos pelo governo, a idade máxima é de 30 a 32 anos (neste caso para oficiais cadete e 2º tenente), a ser considerada na data da posse para soldado. No caso de oficiais, é antes: valerá a idade no último dia da inscrição. Há também exigência de altura mínima: homens com mínimo de 1,65 metro e mulheres, 1,60 metro, tanto para oficiais como para sargento.