A vereadora de Goiânia e presidente estadual do PT, Kátia Maria, apresentou projeto de lei que, se aprovado pelos colegas, dará nome do ex-prefeito Paulo Garcia ao futuro terminal do Bus Rapid Transit (BRT) da capital. Segundo a parlamentar, a homenagem se justifica porque “Paulo Garcia foi o único prefeito de Goiânia, nascido na capital dos goianos, e foi o idealizador de vários programas de mobilidade urbana.
“O BRT da capital foi planejado, orçado e executado por volta de 30% das obras até o término do mandato do ex-prefeito Paulo Garcia, em 31 de dezembro de 2016”, disse Kátia Maria. Paulo Garcia faleceu em 30 de julho de 2017.
De fato, a obra do BRT foi iniciada na gestão de Paulo Garcia, em 2015, quando prefeito de Goiânia. Ele lançou e iniciou a obra, estimada na época ao custo total de R$ 310 milhões. Mas, a previsão para a conclusão era para outubro de 2020. Agora, a Prefeitura de Goiânia afirma que deve inaugurar o segundo trecho do BRT em junho deste ano, depois de vários atrasos no cronograma. Este trecho liga o Terminal Recanto do Bosque ao Terminal Isidória. Já para o primeiro trecho, que vai ligar o Terminal Isidória ao Terminal Cruzeiro (Aparecida de Goiânia), não há sequer previsão de conclusão.
Considerada a maior obra de mobilidade urbana da história de Goiânia, o BRT está dividido em dois trechos, e possui cerca de 22 quilômetros de extensão totalmente exclusivos para a via. Quando estiver pronto, deve beneficiar cerca de 150 mil passageiros por dia na capital goiana.
O núcleo político do atual prefeito Rogério Cruz (Republicanos), pré-candidato à reeleição, desconfia de também motivação política na proposta da vereadora Kátia Maria. É que o PT deverá ter candidato para a Prefeitura de Goiânia na eleição do próximo ano. E busca reforçar alguns legados deixados por suas gestões petistas, que sofreram muitos desgastes de imagem, algo até hoje percebido em pesquisas qualitativas realizadas entre eleitores goianienses.