A quarta onda da covid-19 está aí, confirmando os alertas das autoridades de saúde. Mas, felizmente, é menos letal que as anteriores desde o início da pandemia, em fevereiro de 2020. Goiás tem visto crescer o número de pacientes com covid-19, um movimento semelhante em todo o País. A taxa de ocupação de leitos para o tratamento voltou a preocupar.
No último sábado (4/6), o Estado registrou lotação de 100% nas unidades de enfermarias voltadas para pacientes de doença. Na fila aguardando uma vaga havia 28 pessoas. Os dados são do Complexo Regulador Estadual.
Ontem, porém, os números voltaram a baixar para 76%. A taxa de ocupação nas UTIs, por sua vez, se manteve em 88%. São 50 leitos no total, sendo que seis estão disponíveis.
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) informou que muitos pedidos de leitos relativos à Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são cancelados após resultados de exame negativo para o coronavírus. Com isso, mais de 60% das solicitações não chegaram à internação.
A taxa de testes positivos da doença quadruplicou em um comparativo entre abril e maio. No penúltimo mês, apenas 8% dos testes feitos eram positivados; no mês seguinte, em maio, a taxa saltou para 35%.
O número de infectados pela doença em território goiano chegou a 1.385.205 registros. Nas últimas 24 horas, a secretaria 1.963 casos. O estado registrava, até sábado, 26.661 mortes de pessoas por causa da Covid-19.
Quarta dose
O Ministério da Saúde publicou no sábado a nota técnica que libera a quarta dose da vacina contra covid, ou segunda de reforço, para maiores de 50 anos. Embora diga que os benefícios não são claros, a pasta citou o aumento no número de casos como justificativa para a medida.
A Secretaria de Estado de Saúde de Goiás enviará ainda nesta semana orientações para os municípios goianos acerca da aplicação da segunda dose de reforço em pessoas com 50 anos ou mais. A pasta alerta para a baixa cobertura vacinal nesta etapa da imunização e se preocupa com possibilidade de baixa adesão. Orientação é que as cidades façam a busca ativa do público.