A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou nesta terça-feira (17/10) o Reajuste Tarifário Anual (RTA) da Equatorial Goiás. O aumento médio aprovado é de 3,54%, bem abaixo do inicialmente previsto e proposto, de 6,5%.
Para os consumidores residenciais (B1) o reajuste aprovado é de 6,5%, também inferior ao valor inicialmente proposto de 10%. Já para os consumidores de alta tensão (indústrias e comércio de grande porte) haverá redução média de 5,3%.
Detalhe: o aumento (ou redução) nas contas de energia elétrica começar a valer em Goiás a partir do próximo dia 22.
Para se ter uma ideia, a ANEEL aprovou um reajuste bem maior para a distribuidora de energia elétrica no Distrito Federal, a Neoenergia: 9,3% em média.
A Equatorial Goiás, que começou a operar no início deste ano, atende cerca de 3,3 milhões de unidades consumidoras de energia elétrica em 243 municípios do Estado.
Dentre os fatores que mais impactaram no reajuste, cabe destaque para os custos com atividades relacionadas à distribuição e ao transporte de energia elétrica, além de encargos setoriais.
O processo tarifário foi discutido com a sociedade por meio de consulta pública. Ela contou com sessão presencial em Goiânia e recebeu contribuições via e-mail no período entre 26 de julho e 1º de setembro de 2023.