A bancada federal goiana ficou bem dividida em relação à votação do projeto da reforma tributária na madrugada desta sexta-feira (7/7) na Câmara dos Deputados. Dos 17 parlamentares de Goiás, 9 votaram contra e 8 votaram à favor do projeto, que acabou sendo aprovado com certa folga no plenário.
Dos 8 deputados goianos que votaram contra, estão os dois petistas (Delegada Adriana Accorsi e Rubens Otoni), além dos dois do PP (Adriano do Baldy e José Nelto), partido do presidente da Câmara, Arthur Lira, que se empenhou muito pela aprovação. Os dois pepistas são da base do governador Ronaldo Caiado (UB), que fez uma forte campanha em Brasília pela não aprovação do texto.
Mas, outros deputados da base do governador também contrariaram seu pedido. Como Célio Silveira (MDB), Jeferson Rodrigues (Republicanos), Marussa Boldrin (MDB) e Ismael Alexandrino (PSD), que inclusive foi secretário estadual de Saúde no primeiro governo de Caiado.
Já os deputados federais do União Brasil, partido do governador, votaram contra o projeto: Zacharias Calil e Silvye Alves. Além da tucana Lêda Borges, que não é da base de Ronaldo Caiado, Glaustin da Fokus (PSC) e Flávia Moraes (PDT), coordenadora da bancada federal goiana. E todos os quatro parlamentares do PL, seguindo a orientação do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Confira como cada deputado federal goiano votou:
Votaram sim
- Adriano do Baldy (PP)
- Célio Silveira (MDB)
- Del. Adriana Accorsi (PT)
- José Nelto (PP)
- Jeferson Rodrigues (Republicanos)
- Ismael Alexandrino (PSD)
- Marussa Boldrin (MDB)
- Rubens Otoni (PT)
Votarão contra
- Daniel Agrobom (PL)
- Dr.Zacharias Calil (União)
- Flávia Morais (PDT)
- Glaustin da Fokus (PSC)
- Gustavo Gayer (PL)
- Magda Mofatto (PL)
- Lêda Borges (PSDB)
- Professor Alcides (PL)
- Silvye Alves (União)
Saiba mais: Câmara dos Deputados aprova a reforma tributária