Dos 17 deputados federais da bancada goiana, 10 votaram à favor da aprovação do texto-base da reforma tributária. Todos eles de partidos que fazem parte da base de apoio ao governo Lula (PT) no Congresso Nacional. Mas sete parlamentares federais goianos votaram contra a matéria, sendo que a maioria é ligada ao grupo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ou do partido do governador Ronaldo Caiado (UB).
No total, a reforma tributária foi aprovada na noite desta sexta-feira (15/12) com 365 votos a favor e 116 contra na Câmara dos Deputados. Como o texto não sofreu alterações de mérito em relação ao aprovado pelo Senado, o Congresso promulgará a emenda constitucional da reforma tributária na próxima semana.
Com o fim da votação, o Congresso Nacional concluiu também mais de 30 anos de discussões, após sucessivas propostas que não prosperaram nas últimas décadas.
O governador Ronaldo Caiado, aliás, fez ampla campanha nacional contra o texto-base da reforma tributária, agora aprovado em definitivo no Congresso. Mas seus apelos sequer sensibilizou a maioria na própria bancada federal goiana.
Confira como foi o voto de cada parlamentar da bancada federal de Goiás:
Votaram à favor da reforma tributária:
- Adriano do Baldy (PP)
- Célio Silveira (MDB)
- Del. Adriana Accorsi (PT)
- Flávia Morais (PDT)
- Hildo do Candango (Republicanos)
- Ismael Alexandrino (PSD)
- José Nelto (PP)
- Lêda Borges (PSDB)
- Marussa Boldrin (MDB)
- Rubens Otoni (PT)
Votaram contra:
- Daniel Agrobom (PL)
- Dr. Zacharias Calil (UB)
- Glaustin da Fokus (Podemos)
- Gustavo Gayer (PL)
- Magda Mofatto (Patriota)
- Professor Alcides (PL)
- Silvye Alves (UB)