O plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação o projeto de lei do governo estadual que reestrutura o sistema de transporte coletivo metropolitano da Grande Goiânia. Foram 23 votos a favor e 5 contrários. Dentre as principais mudanças previstas no projeto, estão a criação de tarifas diferenciadas de acordo com a distância de deslocamento e a regularização do subsídio do Poder Público para bancar o sistema.
O texto prevê a estruturação com as seguintes participações para bancar o sistema: estado de Goiás, 41,2%; município de Goiânia também com 41,2% Aparecida de Goiânia, 9,4%; e Senador Canedo, 8,2%. E, ainda, na medida em que outros municípios distintos dos mencionados vierem a ter sistemas próprios que não se limitem à ligação intermunicipal entre seu perímetro urbano e a cidade de Goiânia, as participações determinadas deverão ser revistas.
O projeto também permite que o Estado devolva para o município de Goiânia a concessão do Eixo Anhanguera, linha que hoje é administrada pela estatal Metrobus. A Prefeitura de Goiânia poderá repassar a operação para a iniciativa privada e o projeto inicial é transformar a avenida em um novo corredor de BRT ou retomar o projeto de implantar o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). O projeto de lei ainda vai para segunda votação no plenário.