A resistência de lideranças do agronegócio goiano à cobrança da taxa ao Fundo Estadual de Infraestrutura (Fundeinfra) é cada vez menor. Com isso, os deputados estaduais da base do governador Ronaldo Caiado (UB) também têm se sentido mais à vontade para defender o fundo. Principalmente, depois que o governador anunciou as primeiras rodovias que terão investimentos com os recursos bancados por produtores rurais do Estado.
Líder do Governo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Wilde Cambão (PSD) comemorou a definição das primeiras obras a serem realizadas com o Fundeinfra. “São obras que atenderão, inicialmente, as regiões de Rio Verde e Cristalina. São áreas muito produtivas no nosso estado e que têm papel importante na agricultura”, disse. Cambão lembrou as dificuldades na Alego para a aprovação da taxa e afirmou que os próprios agricultores reconhecerão a importância dela. “O Estado será um antes e outro depois do fundo”, frisou.
“Na condição de cidadão, agricultor e parlamentar, sinto-me extremamente entusiasmado com o que o Fundeinfra irá gerar em favor do desenvolvimento, progresso social e ampliação da estrutura da malha viária em todo o território goiano”, enfatizou o deputado Issy Quinan (MDB). “Prova disso são as obras que foram anunciadas demonstrando os largos investimentos que serão produzidos em benefício às importantes rodovias do Sudoeste goiano”, acrescentou.
Escoamento
O deputado Lucas do Vale (MDB) disse que as obras beneficiarão diversas regiões do Estado, em especial a Sudoeste pela produção agrícola. “Trazendo benefícios para o escoamento da produção, além do estímulo ao desenvolvimento econômico e geração de empregos em Goiás”, enfatizou. “Já estamos vendo os recursos da taxa do agro sendo aplicados. Precisamos parabenizar quando faz sentido, mesmo que o deputado não faça parte da base, é necessário reconhecer um trabalho positivo”, afirmou o deputado Gugu Nader (Agir).
Entretanto, nem todos os deputados são favoráveis à cobrança do Fundeinfra. O deputado Delegado Eduardo Prado (PL) apresentou projeto que revoga a lei que criou o fundo estadual. Segundo ele, foi criada com a justificativa de suprir as perdas de receitas do ICMS. Porém, frisou o deputado, essas perdas serão compensadas pelo governo federal com recursos do Tesouro Nacional.
Plano de investimento
O presidente da Goinfra, Lucas Vissotto Júnior, afirmou que o plano de investimentos do Estado para a malha rodoviária estadual vai contemplar principalmente a duplicação de algumas rodovias. Além da reconstrução da malha rodoviária nos trechos danificados. “Serão aproximadamente 2.800 quilômetros de trechos reconstruídos e aproximadamente 500 quilômetros de duplicação”, disse.
“Para financiar essas obras vamos ter que trabalhar em parceria com o Legislativo, o Executivo e a iniciativa privada para concretizar esses planos. Vamos precisar das emendas federais, da participação do governo federal, financiamento com organismos internacionais e, ainda, os demais fundos. Não só o Fundeinfra, mas também outras contribuições que estão sendo feitas pelo empresariado para que a gente possa executar esse plano”, enfatizou o presidente da Goinfra.
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