Após chuvas intensas na região nos últimos dias, a Defesa Civil de Pirenópolis emitiu nesta terça-feira (11) um alerta sobre a possibilidade de novos transbordamentos, alagamentos, descargas elétricas e risco de desabastecimento em comunidades isoladas. O Rio das Almas transbordou no início da tarde de hoje e as águas invadiram a parte mais baixa do centro histórico da cidade.
Cachoeiras turísticas como a do Abade e a das Araras estão também com volume assustador de água, conforme mostram imagens que circulam nas redes sociais, cobrindo toda a margem dos seus córregos. A Defesa Civil recomenda que esses pontos de visitação sejam fechados para visitantes durante o período de chuvas intensas. “Aos representantes de atrativos turísticos como cachoeiras, balneários, acampamentos e etc., (recomenda-se) que não permitam a entrada de visitantes durante o período de chuvas intensas, em razão do risco de fenômenos como a ‘cabeça d’água’ e ‘tromba d’água'”, afirma o comunicado.
A Defesa Civil também recomenda a quem vive próximo à margem de rios e córregos do município que busque local seguro para se abrigar. Mais cedo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta vermelho para possíveis temporais em Goiás no decorrer desta terça.