O prefeito Rogério Cruz (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (19/9) mais seis novos secretários no primeiro escalão da Prefeitura de Goiânia. As mudanças aconteceram nas pastas de Administração, Saúde, Escritório de Prioridades Estratégicas, Política para as Mulheres, da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (Imas) e Procuradoria Geral do Município.
“Reforçamos o perfil técnico dos novos auxiliares. Essa reforma administrativa é importante para continuarmos promovendo uma gestão eficiente e conectada com os cidadãos”, disse o prefeito. Ele justificou ainda que mudanças são normais em todos os governos e citou as recentes promovidas no governo Lula (PT). Rogério Cruz disse ainda que novas mudanças serão realizadas no Paço.
A reforma administrativa na Prefeitura de Goiânia já promoveu mudanças nas secretarias de Comunicação, Educação, Mobilidade, Esporte, Desenvolvimento e Economia Criativa e na Controladoria.
Republicanos
Mas o partido do próprio prefeito de Goiânia não gostou das mudanças e, em nota oficial, informou que deve deixar de apoiar a sua gestão. “O partido encolheu na administração municipal e a situação vai piorar com a reforma administrativa. Secretaria de peso, como Saúde e Educação, que já foram do Republicanos, estão em mãos de outros partidos. A cúpula do Republicanos em Goiás está insatisfeita com a atuação do prefeito Rogério Cruz”, afirma a nota.
O Republicanos não considera outros nomes do partido que fazem parte da gestão municipal, como na Secretaria de Governo (Jovair Arantes) e na Agência do Meio Ambiente. Afirma que são indicações do prefeito e não da legenda. “Lamentavelmente, o prefeito está deixando de lado o partido que o projetou. Vamos desembarcar da Prefeitura e deixar Rogério Cruz seguir o projeto político dele”, afirma a nota. O prefeito marcou uma conversa para esta sexta-feira (22/9) com as cúpulas estadual e nacional do Republicanos, em Brasília.
Confira os novos secretários anunciados por Rogério Cruz:
Secretário municipal de Administração (Semad): Valdery Júnior, que ocupava o cargo de presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul).
Presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul): Danilo Alvino. Advogado e professor, atuou na Prefeitura de Goiânia (2011 a 2013) na Secretária Municipal do Trabalho, Emprego e Renda.
Secretário municipal de Saúde (SMS): Wilson Pollara. É médico pela Universidade de São Paulo e, desde 1998, exerce cargos ligados à administração hospitalar, convênios e área da saúde em geral. Foi secretário municipal de Saúde de São Paulo.
Secretária municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM): Kátia Hyodo (interina). É servidora efetiva da Prefeitura desde 1998 e ocupava o cargo de chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.
Presidente do Instituto Municipal de Assistência aos Servidores (Imas): Marcelo Marques Teixeira. Graduado pela Universidade de Milão, foi diretor técnico do Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP).
Procurador-geral do Município (PGM): José Carlos Issy, advogado que ocupava o cargo de secretário executivo da pasta.
Escritório de Prioridades Estratégicas (EPE): Michel Magul. Advogado e pós-graduado em Relações Internacionais, foi secretário de Governo e assumiu outros cargos na gestão de Rogério Cruz.
Leia também: Rogério Cruz: “Minha decisão será em março”