O exército russo atacou na madrugada deste sábado (26/2) a capital da Ucrânia, Kiev, e outras cidades no terceiro dia do conflito no Leste Europeu. Segundo informações da mídia local, tropas russas atacaram a base militar de Kiev e uma estação de energia da cidade.
Ao amanhecer, um post no perfil do Facebook das Forças Armadas ucranianas dizia que um “combate ativo” estava em curso nas ruas da capital.
Pelo menos 198 ucranianos, incluindo 3 crianças, foram mortos na invasão russa, segundo informações do governo ucraniano. Os feridos somam 1.115, sendo 33 crianças. O governo não especificou se as vítimas eram civis.
Diante da escalada da guerra na Europa, o governo brasileiro mudou seu posicionamento de neutralidade diante do Conselho de Segurança das Nações Unidas e declarou ontem que a Rússia “cruzou uma linha” e que está “profundamente preocupado com as operações militares russas contra alvos do território ucraniano”. O Brasil votou em favor de resolução de condenação à Rússia. O texto foi vetado por Moscou.