O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), afirma que se eleito em outubro vai iniciar de imediato a sua gestão municipal em total integração com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de Goiás. E já tem um projeto definido para essa parceria: ampliar a rede de videomonitoramento na capital para 10 mil câmeras.
“Vamos implantar um verdadeiro cinturão digital em Goiânia. Nosso objetivo é chegarmos a 10 mil câmeras em operação ainda em 2025, usando milhares de equipamentos das empresas privadas de segurança, de prédios residenciais e comerciais, etc. Para isso, iniciamos conversas com a Secretaria de Segurança Pública de Goiás, com o sindicato dos condomínios e com empresas de segurança. É possível e vamos implantar com baixo custo para a Prefeitura”, enfatiza.
Sandro Mabel se reuniu com o comandante-geral da Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), o coronel Marcelo Granja, para debater propostas e ideias de um trabalho mais integrado entre a Guarda Civil de Goiânia e a corporação militar. Também já esteve com o secretário de Estado de Segurança Pública, Renato Brum.
O pré-candidato diz que a ampla rede será totalmente integrada à Central de Videomonitoramento da SSP, em Goiânia, numa parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM), da Prefeitura. Afirma que isto permitirá uma resposta mais rápida e eficiente dos agentes de segurança pública, além de auxiliar os trabalhos de investigação da Polícia Civil de Goiás.
“Estamos estudando também parceria para implantarmos inteligência artificial nesta rede de videomonitoramento. Será algo moderno e que vai ampliar a vigilância e a ação das nossas forças de Segurança Pública em Goiânia”, frisa. “A tecnologia será uma grande aliada nossa na capital. Por meio dela, vamos localizar foragidos, inibir ações de bandidos, ter provas para anexar em processos criminais”, diz Sandro Mabel.
Escolas
A ampliação do sistema de videomonitoramento será uma peça-chave no combate à criminalidade na porta de escolas da capital. Sandro Mabel pretende dar fim a ação de criminosos que agem próximos aos colégios, em especial, traficantes. Para isso, além da instalação de câmeras, ele também propõe aumentar o reforço do patrulhamento escolar por parte da Guarda Civil Metropolitana em maior parceria com a Polícia Militar.
“A segurança na porta das escolas é um tema que preocupa as famílias e os educadores. O grande número de crianças e jovens em um único local é um atrativo para muitos bandidos. Por isso, vamos fechar o cerco total”, afirma.
“Nós vamos manter sempre um guarda municipal nas escolas nos horários de pico e, quando for preciso, a PM será acionada rapidamente para fornecer o apoio. Nós vamos estreitar muito a parceira com a Segurança Pública do Estado, que tem feito um belíssimo trabalho e tem muito a agregar. Em Goiânia a regra será clara: tolerância zero para criminoso, igual o governador Ronaldo Caiado tem pregado em todo o nosso estado”, enfatizou.
Leia também: Agir36 declara apoio para Sandro Mabel