O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), já teve agendas com 11 auxiliares do primeiro escalão do governo de Ronaldo Caiado (UB). Foram reuniões com titulares da Educação, da Segurança Pública, da Economia, da Ciência e Tecnologia, de Desenvolvimento Social, entre outras pastas. Também já se reuniu com os comandos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em julho, vai concluir estas agendas com os principais auxiliares do governo de Goiás.
São dois os principais objetivos desses encontros: se apresentar como pré-candidato a prefeito de Goiânia pela base do governador Caiado, coletar diagnósticos importantes sobre cada setor na capital e Região Metropolitana e também enfatizar que, eleito em outubro, sua gestão será de total integração com o governo de Goiás. Todos os secretários estaduais se colocaram à disposição para ajudar na elaboração do plano de governo para a capital.
Entre eles está o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Wellington Matos. O objetivo é construir propostas para maior atuação conjunta entre a Prefeitura de Goiânia e o Estado para ampliar a assistência a famílias em situação de vulnerabilidade da capital. “O secretário nos apresentou caminhos para que a gente possa garantir mais dignidade e qualidade de vida aos que mais precisam. Em parceria com Governo de Goiás, vamos alcançar muitos resultados positivos para Goiânia”, afirma Sandro Mabel.
Educação
Uma área que o pré-candidato a prefeito tem estudado muito é sobre a educação pública municipal. Em reunião com a secretária estadual Fátima Gavioli, Sandro Mabel tratou sobre quais ações e projetos podem ser implementados para tornar a educação pública da capital como referência nacional, como acontece atualmente com o ensino público do Estado.
“Não podemos nos contentar com o básico, precisamos preparar nossos alunos da rede municipal para chegarem bem preparados no Ensino Médio. Para isso, além de avançarmos na grade curricular, ampliando as disciplinas, implantando novas competências como inteligência artificial e computação, temos também de valorizar mais os profissionais da educação, principalmente com melhores condições de trabalho. Para isso, a parceira com o Estado também será essencial”, frisa o pré-candidato.
Segurança Pública
A área da segurança pública é outra que tem recebido prioridade do Sandro Mabel na pré-campanha. Ele já teve várias reuniões com a cúpula da Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP), com o comando-geral da Polícia Militar de Goiás e do Corpo de Bombeiros, e também com representantes da Polícia Civil de Goiás. “Já temos a melhor segurança pública do Brasil, mas vamos implantar em Goiânia a melhor entre as grandes cidades brasileiras. Trabalhando em total sintonia com o governo de Ronaldo Caiado, vamos tornar a nossa capital referência nacional”, afirma Sandro Mabel.
Entre as ideias já apresentadas pelo pré-candidato, está a de ampliar a rede de videomonitoramento de Goiânia para até 10 mil câmeras em 2025, em parceria com a SSP e o setor privado da capital. Além disso, também já iniciou discussão sobre como integrar mais as ações da Guarda Civil Metropolitana (GCM) com a Polícia Militar. “Boas ideias e soluções nos foram apresentadas. Os goianienses vão ficar surpresos com o que temos de propostas para melhorar ainda mais a segurança pública da nossa capital”, diz Sandro Mabel.
Saiba mais: Sandro Mabel defende integração da segurança pública em Goiânia