Após Marta Suplicy (sem partido) aceitar o convite do presidente Lula (PT) para ser pré-candidata a vice de Guilherme Boulos (PSOL) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, a ex-prefeita e ex-ministra recebeu o deputado federal para um almoço em sua casa, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo, no sábado (13/1).
O encontro, que também contou com a presença do deputado federal Rui Falcão (PT-SP), confirmou a aliança para a pré-campanha de Boulos.
Segundo o acordo estabelecido entre PSOL e PT em 2022, quando o deputado se retirou da disputa pelo governo de São Paulo para apoiar Fernando Haddad.
O PT decidiu na última sexta-feira (12/1) que o ato de refiliação da ex-prefeita à legenda será em 3 de fevereiro, na capital paulista. O local e o horário ainda estão sendo discutidos.
Durante a semana, Marta pediu demissão do cargo de secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo, sob a gestão de Ricardo Nunes (MDB).
A volta dela ao PT gerou reações negativas de petistas que criticam seu voto favorável ao impeachment de Dilma Rousseff e suas mudanças partidárias desde 2018.