A Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) afirmou que o caso da variante Delta na cidade, detectado por meio de estudo de sequenciamento genético para mapear as variações do Coronavírus, não é de uma transmissão comunitária, mas sim de um caso isolado. Segundo a SMS, trata-se de uma mulher que mora em Goiânia e que teve contato com um homem de Moçambique, que estava infectado com a variante.
A paciente manifestou sintomas leves da doença. O secretário de Saúde de Goiânia, Durval Pedroso, chegou a a anunciar na semana passada que tratava-se de uma transmissão comunitária, já que a informação inicial era de que a mulher contaminada não teria tido contato com pessoas de outros países. Isto seria um indicativo de grande incidência da variante na cidade e preocupava autoridades de saúde.
A Delta, originária da Índia, pode aumentar o risco de reinfecções da Covid-19, já que a resposta imunológica de pessoas que já foram infectadas por outras cepas é menos potente contra ela. Ela também tem maior potencial de transmissão.