Mais do que nunca é importante tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19. Um estudo realizado em São Paulo com 61 mil pessoas acima de 60 anos constatou que, com duas aplicações, AstraZeneca teve efetividade de 93,6% na prevenção de mortes. A efetividade é o quanto a vacina funciona no mundo real, analisando-se a população mais ampla. Com apenas uma dose, a efetividade da AstraZeneca contra mortes é de 61,8%.
Até o momento, 36.533.170 brasileiros receberam a segunda dose ou a dose única da Janssen, o que equivale a 17,25% da população. Para que a circulação do vírus possa ser controlada, é necessário que esse número chegue a 70%, pelo menos.
O Instituto Butantan informou que vai iniciar um estudo para avaliar a eficácia da CoronaVac contra a variante delta, identificada inicialmente na Índia, embora, segundo a instituição, essa cepa represente somente 0,003% dos casos registrados no Estado. A prefeitura paulistana, porém, já identificou transmissão comunitária da delta na cidade. O Estado do Rio confirmou quatro mortes pela variante indiana.