O instituto Serpes mostra que o presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou significativo crescimento em intenções de votos no eleitorado goiano nos últimos seis meses. Em janeiro deste ano, Bolsonaro tinha 27,8% das intenções de votos em Goiás. Na pesquisa divulgada nesta sexta-feira (15/7), aparece com 38,7%.
Com isso, Bolsonaro já tem até uma pequena vantagem em relação ao ex-presidente Lula (PT), que na pesquisa desta semana aparece com 37,3% das intenções de votos em Goiás. Em janeiro deste ano, o petista liderava com folga em Goiás a eleição presidencial, tendo 40% das intenções de votos.
Outro dado negativo para Lula é que a sua rejeição cresceu no eleitorado goiano: de 31,7% em janeiro para 39,2% nesta semana. Já a rejeição ao presidente Bolsonaro caiu: de 38% (janeiro) para 32,6% (julho).
Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados ao eleitor, o presidente Bolsonaro aparece agora com 33,8% das intenções de votos. Em janeiro tinha 23%. Já o ex-presidente Lula agora tem 31%, um pequeno crescimento em relação a janeiro (28,3%).
Os demais pré-candidatos têm pouca ou nenhuma chance de furar a polarização na disputa pelos votos em Goiás na eleição presidencial. Ciro Gomes (PDT) é o terceiro colocado, mas com apenas 5% das intenções de votos na pesquisa estimulada.
Saiba mais: Pesquisas apontam tendência de segundo turno no Brasil