A campanha eleitoral em Goiás começou com amplo favoritismo do candidato à reeleição Ronaldo Caiado (União Brasil). Segundo pesquisa Serpes, divulgada neste domingo (21/6) pelo jornal O Popular, o governador tem agora 47,7% das intenções de votos, um crescimento de dez pontos em apenas um mês. Já Gustavo Mendanha (Patriota), principal candidato pela oposição em Goiás, tem apenas 19,7% das intenções dos votos, um avanço de somente 1 ponto porcentual em relação à rodada anterior (divulgada em 16 de julho).
Os sete demais candidatos ao governo estadual, somados, têm apenas 8,4 pontos porcentuais. Ou seja: considerando os votos válidos, segundo a pesquisa do Serpes, Caiado tem atualmente 63% das intenções de votos, mais do que suficiente (51%) para decidir a sua reeleição ainda no primeiro turno, como aconteceu em 2018. O instituto ouviu 801 eleitores goianos entre 13 e 17 de agosto e a margem de erro é de 3,5 pontos, para mais ou menos.
A nova pesquisa do Serpes, pela primeira vez, mostra mudança no cenário eleitoral para governador em Goiás. Até então, Ronaldo Caiado mantinha liderança, mas sempre abaixo dos 40%, na casa dos 37 pontos. Já Gustavo Mendanha cresceu (pouco) no primeiro semestre e se firmou em segundo lugar, deixando o então pré-candidato a governador Marconi Perillo (PSDB) em terceiro.
Ou seja: a decisão do tucano de não disputar o governo de Goiás, mas ser candidato ao Senado, beneficiou principalmente o governador Caiado. Sem dúvida, era algo que Mendanha não esperava.
Pelotão de trás
Também não demonstraram ainda crescimento os candidatos Vitor Hugo (PL), apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), e Wolmir Amado (PT), apoiado pelo ex-presidente Lula (PT), que polarizam a eleição presidencial deste ano. O primeiro cresceu apenas 0,6 ponto de julho para cá, somando 3,7% de intenção de votos. O petista até caiu de 1% para 0,6%. A expectativa, ainda mantida, mas que se enfraquece diante de suas campanhas pífias, é que Vitor Hugo e Wolmir Amado tenham pelo menos 10% dos votos válidos, cada um, em 2 de outubro.
A pesquisa Serpes mostra ainda que, embora lidere em todas as regiões do Estado, é no Entorno do Distrito Federal, segundo maior eleitorado goiano, que Ronaldo Caiado conquista sua ampla vantagem sobre os adversários. Nesta região, o governador tem 55,5% das intenções de votos. Gustavo Mendanha, por exemplo, apenas 5,5%. O melhor resultado do candidato do Patriota, aliás, é no Centro (que inclui Goiânia e Aparecida de Goiânia), com 33,7% das intenções de votos. Ainda assim dez pontos a menos que o governador.
Confira aqui mais matérias sobre pesquisas eleitorais para o governo de Goiás.