O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou nesta quinta-feira (16/1) o pedido de devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para que fosse à posse de Donald Trump nos Estados Unidos.
A defesa havia solicitado a liberação do documento e autorização da viagem no período entre 17 e 22 de janeiro para a cerimônia no dia 20.
A decisão de Moraes segue o entendimento da Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu não haver “necessidade básica, urgente e indeclinável, apta para excepcionar o comando de permanência no Brasil, deliberado por motivos de ordem pública”.
O procurador-geral Paulo Gonet ressaltou que Bolsonaro não exerce função que confira status de representação oficial do Brasil no evento em Washington.
Plano B
Bolsonaro decidiu que a ex-primeira-dama Michelle vai representá-lo no evento. “No sábado de manhã, aqui no Aeroporto de Brasília, tem um voo para os Estados Unidos e minha esposa irá para lá. Ela estava convidada, juntamente comigo”, disse o ex-presidente em uma live.