Os SUVs e as picapes são os veículos mais vendidos em Goiás. Dos 20 modelos mais procurados nas concessionárias no Estado no primeiro semestre deste ano, 13 são utilitários (fechados ou com caçamba). Os dados são da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores (Fenabrave).
A Fiat Strada, com 2.961 unidades comercializadas, foi a campeã de vendas nos seis primeiros meses do ano em Goiás. E a Toyota Hilux ficou em segundo lugar, com 1.816 unidades vendidas, seguida pelo Hyundai Creta (1.688), Fiat Toro (1.581) e Jeep Compass (1.222).
Entre os 20 veículos mais vendidos sete são SUVs: Hyundai Creta, Jeep Compass, Toyota Corolla Cross, Volkswagen T-Cross, Fiat Pulse, Hyundai Tucson e Chevrolet Tracker. Seis são picapes: Fiat Strada,Toyota Hilux, Fiat Toro, Chevrolet S10 e Ford Ranger. Cinco são hatches: Hyundai HB20, Volkswagen Gol, Chevrolet Onix, Fiat Argo e Fiat Mobi. E apenas dois são sedãs: Chevrolet Onix Plus e Honda City.
Vendas em queda
As vendas de automóveis e comerciais leves caíram 8,1% no primeiro semestre deste ano em Goiás, quando comparadas ao mesmo período do ano passado. Foram comercializadas 35.346 unidades de janeiro a junho de 2022, contra 38.470 nos seis primeiros meses do ano passado, de acordo com levantamento da Fenabrave e do Sindicato dos Distribuidores de Veículos do Estado de Goiás (Sincodive-GO).
O problema, que atinge todo o país, está na queda de produção de veículos devido à falta de peças, principalmente de componentes eletrônicos. Somando todas as paralisações de 20 fábricas no primeiro semestre, foram 357 dias de inatividade na indústria automobilística.
Conforme a Fenabrave, a despeito das dificuldades, o setor vem melhorando e tende a melhorar, especialmente no segundo semestre. Isso porque, de acordo com a entidade, na carteira de pedidos das concessionárias há uma lista de 500 mil unidades. Ou seja, existe uma demanda reprimida e tudo o que for produzido será vendido, na avaliação da entidade.
Saiba mais: Foram vendidos 143,7 mil novos veículos em Goiás em 2021