A Central Semafórica de Aparecida de Goiânia entrou em operação na tarde desta terça-feira (26/7). O sistema vai monitorar mais de 100 semáforos na cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, por meio do acompanhamento permanente do funcionamento dos equipamentos.
Com a nova ferramenta, a Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) terá condições, por exemplo, de reestabelecer o funcionamento de um semáforo sem que seja necessário o deslocamento de uma equipe até o local.
Durante o período chuvoso, em que ocorre constantes falhas no fornecimento de energia elétrica, será possível restabelecer o funcionamento dos semáforos de maneira remota. Para isso, agentes de trânsito serão responsáveis pelo monitoramento do sistema.
Secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Avelino Marinho, disse que o número de equipamentos monitorados será ampliado de acordo com a necessidade. “Hoje, estamos operando com mais de 100, mas temos condições de aumentar este número”, frisou.
Waze
Junto com a Central Semafórica, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia também anunciou uma parceria com o aplicativo Waze. Usuários da plataforma poderão informar, através do georreferenciamento, ruas e avenidas com a malha viária danificada entre outras ocorrências.
“Com as informações do Waze, vamos fazer um relatório que será utilizado para execução das operações de tapa-buraco. É uma ferramenta muito eficaz que vai nos mostrar exatamente onde é necessário realizar algum tipo de reparo em nossa malha viária”, afirmou o prefeito Vilmar Mariano.
Leia também: Trânsito está mais violento em Goiânia