A Prefeitura de Goiânia iniciou nesta quarta-feira (9/4) a nova sincronização dos semáforos nas principais vias da capital. Começando pelas Avenidas Castelo Branco, Mutirão, Jamel Cecílio e 136. Com o auxílio da tecnologia, promete que os motoristas ganharão aproximadamente 30% no tempo total da viagem, além de permitir um fluxo melhor dos veículos e evitar longos congestionamentos.
Os novos semáforos inteligentes contam com nobreak e chip, que ajudam a evitar falhas e dessincronização dos aparelhos. Com isso, mesmo em caso de queda de energia, os equipamentos continuam funcionando, evitando transtornos no trânsito. Além disso, foi inaugurada a implantação da terceira faixa nos corredores.
Na Avenida Castelo Branco, há também uma nova alça de acesso à Marginal Cascavel. A via recebeu nova sinalização horizontal e vertical, além de obras de geometria para melhorar os pontos de conversão.
Nova Mobilidade
As mudanças fazem parte do Plano Nova Mobilidade, lançado em fevereiro deste ano, com o objetivo de desobstruir as principais avenidas da cidade. A meta é implantar 26 corredores em vias como T-10, T-9, T-7, Mangalô e César Lattes.
A Prefeitura prevê que a implantação da terceira faixa na Marginal Botafogo deve aumentar em 50% o fluxo de veículos no local.
As mudanças no trânsito também levaram à criação de 500 vagas de estacionamento em ruas adjacentes à Avenida Castelo Branco. Já na Avenida Jamel Cecílio, foi elaborado um projeto para construção de bolsões de estacionamento nas calçadas, com a execução realizada pelos próprios comerciantes. Serão mais 30 vagas.
Radares e câmeras
As vias são monitoradas, e as imagens são enviadas ao Centro de Controle Operacional (CCO), uma iniciativa que amplia a segurança e a mobilidade na capital. Atualmente, a cidade conta com 20 radares distribuídos em diversos setores, como Bairro Goiá, Parque Amazônia e Setor Cândida de Moraes, além de 12 câmeras PTZ (panorâmicas) instaladas em pontos estratégicos.
Até o final de abril, o número de radares deve chegar a 65 e o de câmeras a 24, com previsão de expansão para mais 30 radares e 32 câmeras PTZ no segundo lote do projeto. A meta final é alcançar 280 radares e 100 câmeras distribuídas pela cidade, além de quatro radares móveis para apoio às operações de fiscalização.