A pesquisa do Instituto Brasmarket aponta o principal trunfo do governador Ronaldo Caiado (UB) para a eleição deste ano, em que ele vai disputar a reeleição: a boa avaliação do seu governo. Segundo a pesquisa, que ouviu 800 eleitores no Estado entre 9 e 13 de maio, 61,6% dos entrevistados afirmaram que aprovam a administração de Caiado até este momento. É quase, portanto, dois terços do eleitorado goiano. Entretanto, quase um terço reprova: 29,8%.
Existem outros trunfos, claro, que não são medidos em pesquisa: a força da máquina do Estado (leia-se cargos para aliados e liberação de recursos) e construção de uma coligação forte (principalmente com o MDB na chapa), que vai garantir maior tempo no horário eleitoral (TV e rádio) e fundo partidário.
O instituto perguntou também como o eleitor goiano avalia a gestão de Ronaldo Caiado entre ótima, boa, regular, ruim ou péssima. Dos 800 entrevistados, 10,3% responderam como ótima e 34,6% como boa. Ou seja: 44,9% aprovam.
Interessante notar que isso avalia muito a imagem do governador. Embora o resultado seja positivo e o cacifa bem para um novo mandato neste momento, é uma aprovação pessoal menor que a do seu próprio governo (61,6%).
Outros 33,5% dos eleitores responderam que avaliam a gestão do governador como regular, faixa que não pode ser considerada positiva nem negativa. É neutra. Já 9,3% afirmaram que consideram ruim e 12,1% como péssima.
Ou seja: a reprovação é de 21,4%, um patamar baixo e que indica o desafio que os candidatos da oposição terão na eleição deste ano para desconstruir a imagem de Caiado.
Leia também: Caiado lidera e Mendanha consolida a 2ª posição.