O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou nesta sexta-feira (15/12) o mandato do deputado estadual Fred Rodrigues (DC/GO). Embora o parlamentar já anunciou por meio de advogado que vai entrar com recurso no Supremo Tribunal Federal (STF), terá de aguardar a decisão final fora do cargo.
Com isso, nos próximos dias o suplente e ex-prefeito de Luziânia, Cristóvão Tormim, (PRD), pode assumir a cadeira do deputado na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). É que também precisa aguardar análise do TRE/GO.
Fred Rodrigues foi cassado por conta de atraso na prestação de contas da eleição de 2020, quando concorreu a vereador de Goiânia. As contas foram apresentadas em 2021, fora do prazo. Por isso, foram consideradas como não prestadas.
Com isso, Rodrigues disputou sub judice o pleito para deputado estadual em 2022. No entanto, conseguiu tomar posse após a decisão judicial. O julgamento do TSE que levou à cassação do deputado reformou decisão anterior do TRE-GO.
Unânime
Mesmo que entre com recurso no STF, dificilmente Fred Rodrigues conseguirá reverter a decisão do TSE. Sua cassação foi aprovada por unanimidade no Tribunal, com voto de sete ministros.
O TRE será informado nesta semana sobre a decisão e terá de fazer a retotalização dos votos. Em seguida, comunicar a Alego sobre a substituição de Fred Rodrigues.