Os institutos Ipec e Datafolha divulgaram nesta quinta-feira (7/12) dois levantamentos com a última avaliação do primeiro ano de mandato do presidente Lula (PT). As duas pesquisas mostram um resultado igual, com aprovação de 38%, enquanto 30% avaliam como regular e outros 30% classificam como ruim ou péssimo.
A pesquisa Datafolha ouviu 2.004 eleitores em 135 cidades do Brasil na última terça (5) e conta com margem de erro média de dois pontos para mais ou para menos.
O levantamento também mostrou uma comparação com o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que após o primeiro ano de gestão tinha uma aprovação menor do que a alcançada por Lula, com 30% de aprovação, 32% de regular e 36% de ruim/péssimo.
A pesquisa Ipec revelou que 51% dos brasileiros aprovam a maneira do presidente Lula governar no terceiro mandato, contudo, apenas 13% dos entrevistados consideram ótima a administração do presidente quase um ano após a posse.
Os entrevistados foram ouvidos entre os dias 1º e 5 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.
Em relação a avaliação da administração de Lula, 13% consideram ótima, 25% como boa, 30% como regular, 9% como ruim, 21% como péssima e 2% não souberam ou não responderam.
Confiança
Pesquisa Datafolha aponta que 40% dos entrevistados nunca confiam nas falas do presidente Lula (PT). Enquanto isso, 24% afirmaram sempre confiar. Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 14 de setembro, o percentual daqueles que sempre confiam nas falas de Lula passou de 23% para 24%.
Já a parcela daqueles que nunca confiam oscilou de 42% para 40%. A pesquisa aponta ainda que 35% dos entrevistados afirmam que às vezes confiam no que Lula diz. Em setembro eram 34%.