As usinas goianas CRV Industrial e Cooper–Rubi, ambas instaladas na região do Vale do São Patrício, conseguiram obter certificado halal para exportar açúcar cristal para países muçulmanos. O certificado atesta que os produtos são fabricados de acordo com o que é previsto pela sharia, que é o código de leis islâmicas.
A CRV Industrial tem uma planta em Carmo do Rio Verde e prevê moer este ano 1,8 milhão de toneladas de cana-de-açúcar, um aumento de 5,2% a mais do que foi processado no ciclo 20/21. A Cooper-Rubi, cooperativa que fica em Rubiataba e conta com 1,6 mil colaboradores, espera moer 2,1 milhões de toneladas de cana-de-açúcar na safra 21/22, o que representa crescimento em torno de 4% na comparação com o ciclo anterior.
Segundo o último Relatório Global do Estado da Economia Islâmica, antes da pandemia o Brasil era o maior exportador mundial de comida halal. Em 2019, o país exportou US$ 16,2 bilhões desse tipo de produto, 12% a mais do que o segundo colocado, a Índia, que comercializou US$ 4,4 bilhões. Parte significativa das indústrias de alimentos de Goiás, especialmente de proteínas, conta com certificado halal para atender os países islâmicos.