O Ministério da Saúde reconheceu, em parecer encaminhado à CPI da Pandemia, que o chamado “kit Covid”, com medicamentos como cloroquina, hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina, não deve ser usado por pacientes hospitalizados com Covid-19. O documento é uma nota técnica que ainda está em consulta pública antes de ser adotada oficialmente.
O que funciona mesmo é vacina. A mortalidade entre os internados por Covid-19 em São Paulo, por exemplo, caiu 46% entre março e julho. A queda expressiva é resultado da maior cobertura vacinal. Mesmo apenas com a primeira dose, as pessoas que contraem a doença já apresentam uma resistência maior.
O Brasil registrou ontem mais 1.574 mortes por Covid-19, totalizando 537.498 vítimas desde o início da pandemia. A média móvel de óbitos em sete dias foi de 1.270, completando o quarto dia abaixo de 1.300. Goiás registrou ontem 2.838 novos casos e 49 mortes. Desde o início da pandemia, o Estado registra o total de 703.957 casos e 19.861 óbitos.
Hoje deve chegar ao País um lote de 1 milhão de doses enviado pela Covax Facility, da OMS, segundo o Ministério da Saúde. Nas próximas semanas, a Covax promete enviar mais 3 milhões. Já o governador Ronaldo Caiado anunciou que mais 133.500 doses da AstraZeneca chegam hoje ao Estado.