O senador Vanderlan Cardoso (PSD) disse que até março do próximo decidirá se vai disputar a Prefeitura de Goiânia na eleição de 2024. Até aí nenhuma novidade. Entretanto, ele afirmou que pode não ser candidato no ano que vem e deixar uma candidatura para 2026. Detalhe: quando poderá disputar a reeleição ao Senado ou novamente ao governo de Goiás.
“Se eu não for candidato em Goiânia, o PSD tem bons nomes para a Prefeitura. E eu posso ir à reeleição (para o Senado) ou ser candidato a governador, porque também tenho essa vontade de governar Goiás. Então, ainda não tomei a decisão”, disse em entrevista para uma rádio no sábado (1/12).
Como se sabe, neste momento há apenas uma pré-candidatura definida ao governo de Goiás para 2026: a do vice-governador Daniel Vilela (MDB). E o emedebista já declarou que tem dificuldade de apoiar Vanderlan para a Prefeitura de Goiânia.
A relação entre os dois se deteriorou na eleição de 2020 na capital, quando o senador disputou (e perdeu) o cargo de prefeito contra Maguito Vilela, pai do atual vice-governador. E piorou depois, quando Vanderlan criticou a escolha de Ronaldo Caiado (UB) para Daniel ser o seu vice na eleição estadual de 2022. Acusou o governador de quebra de acordo.
Ao colocar uma candidatura ao governo de Goiás como alternativa para seu projeto em 2026, Vanderlan Cardoso também manda recado para Daniel Vilela. O fato é que a possibilidade do senador ter algum apoio do Palácio das Esmeraldas para a eleição em Goiânia no próximo ano é cada vez mais improvável.
Saiba mais: Vanderlan diz que Caiado o traiu e elogia Marconi