A variante delta do Sars-Cov-2 deixa em alerta as autoridades de saúde das duas maiores cidades do país. A prefeitura de São Paulo reconheceu que já existe risco de transmissão comunitária da cepa originária da Índia, uma vez que foi impossível identificar como foi infectado o primeiro paciente com a variante na cidade. No Rio, a Secretaria Municipal de Saúde disse que a delta, mais contagiosa, já está circulando pela cidade, após a confirmação de dois casos na Zona Norte.
A despeito dos primeiros casos da variante delta, a maioria dos brasileiros acredita que a pandemia de Covid-19 está de alguma forma contida, segundo pesquisa do Datafolha. Para 53%, ela está parcialmente controlada, enquanto 5% acham que está totalmente controlada e 41% veem a doença fora de controle. Ontem foram registradas 1.552 mortes por Covid-19 no País, elevando o total de vítimas a 539.050. A média móvel diária em sete dias foi de 1.244 óbitos, a menor desde 1º de março.
Enquanto isso…
A ONU alerta que, devido à pandemia, a vacinação infantil contra outras doenças despencou, o que pode gerar uma tragédia ainda este ano. No ano passado, 23 milhões de crianças em todo o mundo não receberam as três doses da vacina contra difteria, tétano e coqueluche.