Março encerra o primeiro trimestre de 2024 com números surpreendentes no mercado de veículos leves eletrificados no Brasil, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com 13.613 emplacamentos. De janeiro a março, as vendas somaram 36 mil unidades. Um aumento de 145% sobre o mesmo período do ano anterior (14.786).
Segundo a ABVE, esse desempenho é impulsionado por uma série de fatores. Como investimentos na infraestrutura de recarga, incentivos do programa governamental Mover, ampla oferta de modelos e campanhas de divulgação realizadas pelas montadoras.
“Os números confirmam o que temos afirmado há vários meses: o consumidor brasileiro gosta cada vez mais do veículo elétrico e dá preferência aos produtos mais modernos e sustentáveis”, disse o presidente da ABVE, Ricardo Bastos.
O primeiro trimestre de 2024 também consolidou a liderança dos veículos leves elétricos plug-in (BEV+PHEV) no mercado brasileiro, com 24.766 emplacamentos. Ou 68% dos 36.090 eletrificados comercializados no período.
Participação de mercado
Entretanto, apesar do crescimento significativo nas vendas, o segmento de veículos eletrificados representa ainda 5,1% do total das vendas do mercado automotivo no Brasil: 483,3 mil unidades no primeiro trimestre, segundo a Fenabrave.
No primeiro trimestre, a participação de mercado dos eletrificados de todas as tecnologias (BEV+PHEV+HEV+MHEV) sobre o total das vendas domésticas no período foi de 7,5% (36.090).
Em março, os 13.613 emplacamentos atingiram uma participação de mercado de 8%. A previsão da ABVE de que os eletrificados poderão atingir 10% das vendas totais do setor ainda neste ano.
Em março, as três montadoras que lideraram os emplacamentos de veículos leves eletrificados foram BYD (6.213), Toyota (1.908) e GWM (1.705). As três foram responsáveis por 72% dos 13.613 emplacamentos de eletrificados do mês.
São Paulo segue na liderança dos emplacamentos no primeiro trimestre (12.143 veículos), com 33,6% das vendas de eletrificados no país. Seguindo pelo Distrito Federal, com 8,23%, e Rio de Janeiro, com 7,5%. Estes três mercados são responsáveis por praticamente 50% de todos os emplacamentos realizados no país neste ano.
Já Goiás aparece em oitavo lugar em vendas no ranking nacional, com 1,1 mil unidades no primeiro trimestre deste ano, 3% do total no país.