A venda de marmitas cresceu 7,5% no primeiro semestre deste ano em Goiânia, de acordo com levantamento do aplicativo de delivery 99Food. A alta supera a de pedidos de hambúrguer e pizza, que até então costumavam ser os itens mais populares.
“O movimento é positivo, pois o mercado de delivery sempre foi marcado pela compra de itens de indulgência, como pizzas na sexta-feira à noite e fast-foods aos fins de semana. As marmitas, por exemplo, são consumidas por milhares de brasileiros e representam a comida do dia a dia, essencial, nutricional e até mesmo afetiva. Com maior saída é possível apontar que o delivery passa a ser incorporado no cotidiano das pessoas, sendo realmente usado para a alimentação diária”, comenta Pedro Gomes, diretor de operações da 99Food.
A pandemia de Covid-19 também é fator que tem impulsionado o número de pedidos. Uma pesquisa do Datafolha, encomendada pela 99Food, revela que no Centro-Oeste, 68% dos entrevistados, de todas as classes sociais, passaram a pedir mais comida nas plataformas de delivery. Considerando que 63% pretendem manter os pedidos de comida por app, enquanto 20% planejam até mesmo ampliar a utilização no futuro, Pedro acredita que o hábito de pedir comida via apps veio para ficar.
Essa mesma pesquisa ainda traz outros dados interessantes. No Centro-Oeste, os pedidos durante o jantar representam 55% durante a semana e 61% aos sábados e domingos. Os pedidos no almoço já chegam a 22% de segunda-feira à sexta-feira e 27% aos sábados. O ticket médio por pessoa em um pedido é de R$ 27,47 (semana) e R$ 29,59 (sábado e domingo).