O mercado de veículos eletrificados leves no Brasil registrou em novembro o melhor mês da série histórica da Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), com 17.413 emplacamentos. Mas abriu um debate sobre os limites da eletrificação de alguns desses veículos.
De janeiro a novembro deste ano, os números chegaram a 155.724. Confirmam a previsão da ABVE de que as vendas de eletrificados vão superar as 160 mil unidades em 2024, podendo ficar em torno de 170 mil. O que representaria um aumento de 80% sobre 2023 (93.927).
O mercado de eletrificados segue sob ampla liderança dos veículos plug-in (BEV 100% elétricos e híbridos PHEV), com 72% das vendas. Porém, novembro registrou um súbito crescimento dos micro-híbridos (MHEV), com baixo grau de eletrificação. Atingiram 11,2% das vendas no mês, superando até mesmo os tradicionais híbridos HEV flex (9,1%), que lideraram esse mercado até 2022.
Dúvidas
Para o presidente da ABVE, Ricardo Bastos, os números mostram que as vendas de eletrificados se mantêm em crescimento acelerado. Mas ele alertou que alguns veículos que entraram no mercado nas últimas semanas não necessariamente podem ser considerados eletrificados.
“Temos de avaliar se alguns dos chamados micro-híbridos (MHEV), que têm um baixíssimo grau de eletrificação e não têm tração elétrica, contribuem efetivamente para a descarbonização da matriz de transporte do Brasil”, disse.
“Nem todos esses veículos apresentam reduções significativas das emissões de poluentes, em relação aos modelos convencionais a combustível fóssil ou flex”, afirmou.
Os 17.413 emplacamentos de leves eletrificados em novembro (BEV+PHEV+HEV+MHEV) representaram um aumento de 7% em relação ao mês anterior. Na comparação com novembro de 2023 (10.601 veículos), o crescimento foi de 62%. Foi o maior número da série histórica da ABVE (iniciada em 2012), superando os 16.033 de outubro e os 16.279 de dezembro do ano passado.
De janeiro a novembro de 2024, as vendas chegaram a 155.724, com aumento de 100,6%, sobre o mesmo período de 2023 (77.648). Se a média mensal (14.157) se mantiver em dezembro, as vendas totais de 2024 poderão ficar em torno de 170.000 veículos (93.927 em 2023).
Tecnologias
Os veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV) mantêm a maior participação no mercado de leves eletrificados. Em novembro, as vendas dessas tecnologias representaram 72% (12.339), enquanto os híbridos convencionais (HEV e HEV flex), mais os micro-híbridos (MHEV), responderam pelos 28% restantes (4.804).
A eletrificação no Brasil tem particularidades em relação às tecnologias dos eletrificados. Por exemplo, os híbridos flex, movidos a gasolina e etanol, e com um motor elétrico de 48V, são encontrados somente no mercado brasileiro.
Outro exemplo são os micro-híbridos flex, que passaram a ser comercializados em outubro. São veículos movidos a gasolina e etanol, com um motor de 12V, que já tinham versões a combustão e agora apresentam-se com uma adaptação para a versão MHEV.
Já os híbridos plug-in (PHEV) totalizaram 6.922 unidades vendidas em novembro, com participação de 40,4% no mercado de eletrificados. Em relação a outubro (5.961), houve um crescimento de 16%. Na comparação com novembro de 2023 (4.003), o aumento foi de 73%.
Os BEV 100% elétricos atingiram 5.417 veículos vendidos em novembro, com uma fatia de 31,6% sobre o total de eletrificados. Na comparação com outubro (6.109), esse segmento teve uma queda de 11%. Sobre novembro de 2023 (3.197), houve um crescimento de 69,4%.
Os HEV convencionais (eletrificados não plug-in, a gasolina ou diesel) ficaram com 7,8% das vendas (1.330). Já os HEV flex, com 9,1% (1.556), sendo superados em novembro pelos novos micro-híbridos (MHEV), com 11,2% (1.918).
Estados que mais emplacaram eletrificados em novembro:
- São Paulo: 5.456
- Distrito Federal: 1.1972
- Paraná: 1.348
- Santa Catarina: 1.067
- Minas Gerais: 1.041