As vendas do atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo em Goiás despencaram 37% em abril deste ano, comparadas com as de março. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (14/6) pelo IBGE. No geral, o comércio goiano registrou queda de 1,1% nas vendas. Na comparação com o mesmo mês de 2022, a queda foi de 2,3%.
Com este resultado pífio, o varejo em Goiás acumula alta nas vendas de apenas 0,3% neste ano e de retração de 0,9% nos últimos 12 meses.
Outros segmentos do comércio goiano que sofreram fortes quedas foram de livros, jornais, revistas e papelaria (-24,4%) e de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (-21,6%). Mas não foram apenas estes. Também venderam menos as empresas de tecidos, vestuário e calçados (-9,9%), de combustíveis e lubrificantes (-8,2%), de eletrodomésticos (-5,3%) e de material de construção (-2,8%).
Entretanto, alguns segmentos tiveram alta nas vendas, como de móveis (13,4%) e de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (10,1%), além do de veículos, motocicletas, partes e peças (6%).
No Brasil, em abril ante março, o comércio varejista teve resultados positivos em 16 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Paraíba (3,6%), Pernambuco (2,3%) e Distrito Federal (2,0%). Por outro lado, houve resultados negativos em 11 estados, destacando-se Espírito Santo (-4,3%), Amapá (-1,2%), Goiás e Paraná (-1,1%).
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