A vereadora goianiense e presidente estadual do PT, Kátia Maria, disse nesta quarta-feira (12/4) que a escalada da violência nas escolas tem como origem a desigualdade social, a violência doméstica, o bullying e, principalmente, saúde emocional de estudantes. Mas também destacou: o quadro piorou, nos últimos anos, também por conta da postura do ex-presidente Jair Bolsonaro.
“Ele rodou o país incitando violência, colocando crianças no colo e fazendo arminha. É o presidente que mais gerou fome e desigualdade. Muito do que estamos vendo hoje é consequência disso”, disse Kátia Maria.
A vereadora afirmou que medidas como detector de metais e polícia na porta de escolas não resolverão a questão. “Se quisermos resolver a violência nas escolas, precisamos falar de desigualdade social, de combate à violência contra as mulheres, de bullying, de racismo, de combate à violência doméstica e, sobretudo, precisamos falar sobre saúde emocional dos nossos estudantes”, disse.
Vice-presidente da Comissão de Educação da Câmara, Kátia propôs realização de audiência pública para discutir a saúde dos estudantes. O evento ocorrerá no próximo dia 4 de maio. “Para corrigir o problema, não podemos ver somente a ponta do iceberg, que é bullying e negligência parental. Precisamos ir mais a fundo em questões como disseminação de discursos de ódio e intolerância, maior acesso às armas de fogo e vulnerabilidade de jovens às ideologias extremistas, entre outras que precisamos discutir e combater”, enfatizou.
Leia também: Vereador quer aparelho de raio-X para entrar em escola